Bjarke Ingels Group (BIG) e Hyperloop One apresentaram um projeto em conjunto para um sistema de transporte autônomo, as primeiras cápsulas e portais Hyperloop nos Emirados Árabes Unidos (EAU). O projeto foi apresentado enquanto Hyperloop One assinou um acordo com a Autoridade de Vias e Transporte de Dubai (RTA), aproximando o projeto cada vez mais da realidade.
Em maio deste ano BIG, junto com Arup e AECOM, associaram-se com o magnata dos negócios e inovador global Elon Musk para projetar e desenvolver veículos e espaço necessários para realizar o sistema Hyperloop. Os testes iniciais de um sistema construído no deserto de Las Vegas demonstrou que as unidades do modelo atingiram velocidades de 187 km/h em apenas 1,1 segundos. Hyperloop One realizou uma parceria com BIG para desenvolver um estudo detalhado de viabilidade financiado pela RTA. Os desenhos conceituais para o transporte autônomo nos Emirados Árabes Unidos também incluem planos para o primeiro Portal Hyperloop One e cápsulas Hyperloop One que transportarão passageiros do centro de Dubai ao centro de Abu Dhabi em doze minutos, substituindo o atual transporte de duas horas.
"Junto com BIG", Josh Giegel, Presidente de Engenharia do Hyperloop One disse: "Temos trabalhado numa experiência perfeita que começa no momento em que você pensa estar em algum lugar, não ir a qualquer lugar." Ele continuou:
Nós não vendemos carros, barcos, ônibus ou aviões. Vendemos tempo.
De acordo com BIG, o projeto é baseado em um estudo de "como uma rede de transportes urbanos e interurbanos deve ser integrada com a infraestrutura existente." Ele é descrito como autônomo, de ponta à ponta e pode simplificar muito a experiência do usuário. Os locais da rota inicial nos Emirados Árabes Unidos foram selecionadas pela densidade de passageiros e proximidade de centros de transporte existentes ou planejados. Eles afirmam que "todos os portais serão concebidos como respostas individuais a diferentes contextos, mas parecem semelhantes e facilmente reconhecíveis."
Como funcionará o Hyperloop One
Segundo os projetistas, "todos os elementos da experiência de viagem são projetados para aumentar o conforto e reduzir as interrupções. O objetivo principal do projeto é eliminar a espera do passageiro. Portanto, as estações são chamadas de portais. Todas as portas de saída são imediatamente visíveis ao entrar no local, e uma numeração simples do sistema permite aos passageiros identificá-los rapidamente. Os passageiros viajarão em cápsulas que têm espaço para 6 pessoas. As cápsulas estão contidas em um transportador, um recipiente de pressão anexado a um chassi para levitação e propulsão que pode acelerar o transportador em até 1.100 km/h".
"Os passageiros ingressam na próximo cápsula que esteja disponível, que se transfere em um transportador para o seu destino final. A relativamente pequena unidade das cápsulas, juntamente com uma alta taxa de chegadas e saídas, permite viagens de acordo com a demanda. Oferecem aos passageiros uma experiência de viagem adaptada às suas necessidades, seja viajar sozinho ou em grupo, para reuniões de negócios ou viagens ocasionais".
"As cápsulas operarão independentemente do transportador, o que significa que elas não são limitadas à área do portal e podem percorrer estradas regulares e levar passageiros em qualquer ponto. Nos portais, as cápsulas são carregadas para o transportador e criam um 'hyper-salto' para outro portal, onde se unem à rua e deixam os passageiros no seu destino final ".